segunda-feira, 4 de abril de 2011

SUA PAZ DEPENDE DE VOCÊ


Há alguns anos vi em uma reportagem na TV algo interessante sobre a cultura japonesa. Todos os anos, na virada do ano, as pessoas esvaziam suas gavetas em seus locais de trabalho, para que não fique nada, nada pendente para se fazer no novo ano. Todos se esforçam ao máximo para que as tarefas distribuídas pelos seus chefes, sejam cumpridas antes que o ano acabe e tudo comece do zero depois da virada. Muito lixo é jogado fora em sacos, coisas sem nenhuma necessidade são descartadas e, se não me falha a memória, o método é aplicado também em casa.

Pensei sobre isto e entendi o quanto é importante adotarmos certos métodos para organizarmos nossas vidas, de forma que tudo fique mais fácil depois. Trabalhos pendentes, projetos em andamento, negociação de dívidas, tarefas do dia-a-dia... se nos esforçarmos um pouco mais, muita coisa pode ser feita a contento e certamente tornaremos nossas vidas mais fácil e menos desgastante.

Passei a aplicar este método no meu relacionamento com as pessoas com quem convivo, tanto em casa quanto no meu trabalho, e também com meus amigos e na Igreja. Nunca mais passei de um ano para outro com alguma coisa que ficou mal explicada, alguma mágoa, algum acerto por fazer. Não deixo mais nada pra depois, nada mesmo. Vou lá, chamo em particular, coloco tudo na mesa, olho no olho, peço perdão, perdôo também e tudo fica limpo antes de virar o ano. As forças para isto eu encontro naquele que é a razão do meu viver: Jesus Cristo. É Ele quem me dá a motivação para tal atitude, é Ele quem me aponta a quem devo chamar para os acertos e é também quem me limpa o coração de tudo o que há de impuro.

O que posso garantir, amadas, é que desde que passei a “limpar as gavetas” assim antes da virada do ano (ou na virada do dia, por que não?), algo de extraordinário e maravilhoso aconteceu comigo. A proximidade de Deus agora é maior, a esperança é redobrada, a força que encontrei dentro de mim agora é sem medida e projetos engavetados há tempos já voltam à baila... Tudo agora se torna mais fácil, porque aprendi a não deixar nada para resolver depois. O momento é agora e Deus está do meu lado. O que posso temer?

Efésios 4:30-32
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
_____________________________________________________________________________

Sobre o assunto, vai aqui um trecho de um poema que é a letra de uma música chamada "Mudanças"

Hoje eu vou mudar
vasculhar minhas gavetas
jogar fora sentimentos e
ressentimentos tolos
fazer limpeza no armário
retirar traças e teias
e angustias da minha mente
parar de sofrer
por coisas tão pequeninas
deixar de ser menina...
pra ser mulher

Hoje eu vou mudar
por na balança a coragem
me entregar no que acredito
pra ser o que sou sem medo
dançar e cantar por habito
e não ter cantos escuros
pra guardar os meus segredos
parar de dizer
"não tenho tempo pra vida"
que grita dentro de mim...
me libertar
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário