quarta-feira, 30 de março de 2011

3 Parte - O Segredo de uma vida melhor - Organização e motivação.



Depois de eliminado o que não ajuda, agora é preciso se organizar, essa é uma tarefa que vai exigir um pouco mais de atenção, mas lhe prometo que o resultado final é maravilhoso. Antes é importante salientar que você deve continuar a traçar pequenos objetivos e conclui-los com sucesso.

Como organizar!

Essa organização já começou quando você decidiu ler esse texto, agora é continuar. Como é essa organização? Primeiro ela deve acontecer em sua mente, analise o que precisa ser organizado em sua vida: a casa? Trabalho? Escola? Bem, imagine que seja a casa. Antes de começar a organização física, colocando as coisas no lugar, vamos organizar as tarefas pra aprender a ganhar tempo, como assim? Uma organização mental ou no papel, veja qual melhor horário pra varrer a casa, por onde começar primeiro. Comece sempre por cômodos pequenos. Ou você poder ver qual o melhor momento pra lavar os pratos. Algumas dicas: comece tirando o resido de alimento, lave primeiro copos e talheres, depois pratos e por fim panelas, isso tem uma lógica simples, além de ser o método correto, ajuda a evitar engordurar e deixar cheiro nos talheres e pratos, além de ser uma estratégia de organização e motivação, ou seja, fazendo primeiro as coisas mais simples durante a lavagem você verá o progresso e isso lhe estimulará a concluir seu objetivo. È importante não pensar que tem que fazer o todo, não fique, “há eu tenho que lavar esse tanto de prato, ai meu Deus!”, você não tem que lavar esse tanto de pratos, vc tem que tirar o excesso apenas. Depois você tem apenas que lavar os talheres. Não olhe para a pilha de prato, olhe para as partes. Ao concluir cada etapa, não deixe de sentir a realização da tarefa, sinta o sucesso de ter alcançado eu objetivo, sorria, comemore, permita que sua mente diga ao seu corpo, objetivo concluido!

Essa logica, de fragmentar as tarefas e começar sempre pelo mais fácil, deve ser usada para todas as tarefas de casa. Lembra que falamos mais acima de varrer a casa e começar por cômodos menores? Pois bem, vou apenas reforçar a idéia, não veja como redudancia por estar repetindo, sempre comece pelo mais fácil tendo como objetivo só aquele que vc começou, por exemplo, se for passar pano na casa, tenha por objetivo tal quarto, diga pra você vou passar nesse quarto, e viva o momento, e assim que terminar de passar nele, sinta o prazer do objetivo realizado, agora passe para o proximo. E se por ventura cansar, ou tiver desanimado? Faça o seguinte, entre no quarto e sinta como ele esta no momento, retire os calçados, passe o dedo sobre os móveis, avalie com calma, depois imagine ele limpo, organizado, assim vai acabar estimulando a sua mente e motivando-se para executar a tarefa. Se assim você fizer vai começar a estimular a sua mente para a organização, além de trabalhar uma técnica importante que é a automotivação.

O segredo dessa técnica é simples.

1. 1- Planejar
2. 2- Fragmentar a tarefa
3. 3- Começar pelo mais fácil
4. 4- Vivenciar a realização de cada parte

Bom estamos dando os primeiros passos.

Prof. Luiz Décio

Nenhum comentário:

Postar um comentário